Porquê que alguns líderes e empresários perdem os seus melhores colaboradores?

Porquê que alguns líderes e empresários perdem os seus melhores colaboradores?

Há uns dias atrás, numa sessão de coaching em que trabalhava a produtividade, com um cliente, o Manuel (nome fictício) confessava-me o seu descontentamento com a empresa onde trabalha, bem como a sua vontade em sair. O Manuel é um executivo extremamente competente, que trabalha numa empresa de Consultoria há 3 anos e lidera uma equipa de 8 pessoas.
Já teve pelo menos 6 conversas com a sua chefia, desde Janeiro deste ano, 4 delas telefonicamente, em que manifestou o seu descontentamento, a falta de reconhecimento que sente e a consequente desmotivação. Não houve qualquer alteração ou desenvolvimento, por parte da chefia, após estas conversas, e estamos quase no final do ano!
Obviamente por parte do Manuel, a mudança de atitude é clara – a procura de um novo desafio profissional noutra empresa.

 

Temos 2 exemplos mundiais de empresas de sucesso, que faturam milhões de dólares e cujos colaboradores se orgulham de lá trabalhar – Google e Facebook. Porquê que as restantes empresas não aprendem com os melhores e continuam a perder bons colaboradores pela incapacidade em gerir pessoas? 
Uma empresa não necessita de ter uma sala de recreio, com bolas saltitonas, ou patins para se mover de um sector para outro (se tiver ainda melhor!). Para si, que é líder de equipa ou é dono de uma empresa, e não quer perder os melhores colaboradores, precisa de implementar 4 simples
ações:
1. Inclusão
Os colaboradores, em especial os acima da média, gostam de sentir que são parte integrante do sucesso da empresa:

  • Deixe as pessoas saberem o que está a  acontecer e porquê. Em primeiro lugar o líder deve saber Comunicar com Honestidade. Rumores pelos corredores da empresa, são um “veneno” terrível, pois cria um clima de insegurança. As notícias devem ser no sentido de dentro para fora, descobrir notícias sobre a empresa através de clientes, ou jornais ou outro meio externo à empresa, não deve nunca acontecer. Informe os seus liderados tanto das coisas boas, como das coisas menos boas- Comunique com clareza e honestidade! 
  • Em segundo lugar dê liberdade de ação para decidir. Sempre que possível, inclua os seus colaboradores nos processos de tomada de decisão. Faça com que se sintam parte integrante do negócio, fomente o espírito de grupo, pois isso irá motivá-los. Peça a opinião aos seus melhores colaboradores. O que mais motiva o ser humano é o sentimento de “pertença”, ninguém gosta de ser excluído. Os seus subordinados também são seus colegas. O sucesso deles é o seu, e vice- versa. 

2. Apoio
Apoiar os seus colaboradores e mostrar-se satisfeito com os seus sucessos é uma maneira de mantê-los motivados. Disponibilize  os recursos necessários para que eles se desenvolvam da melhor maneira possível. Descubra quais as suas melhores competências invista nelas, ajude-os a crescer e a empresa crescerá com eles.

3. Oferta de Desafios
Pessoas acima da média gostam de desafios. Se achar que o seu colaborador pode ir mais além, não o deixe muito tempo na mesma função, pois isso irá desmotivá-lo. Seja claro quanto ao plano de carreira da sua empresa e incentive os seus funcionários e/ou a sua equipa a procurarem o seu desenvolvimento/evolução constante. Um bom plano de Ação de Formação contínua, e/ou processos de Coaching são fundamentais, tanto para líderes como para liderados.

4. Reconhecimento
A maioria das pessoas quer ser reconhecida pelo seu trabalho, pelas suas contribuições, ideias e forte empenho. É muito simples você fazer saber a todos os que trabalham consigo, que reconhece os esforços e os resultados. Envie um email inesperado mostrando a sua gratidão, tenha uma conversa informal, numa pausa para café. Não tem que forçosamente fazer uma reunião para demonstrar o seu reconhecimento.

Estas 4 simples ações, fazem parte de uma boa gestão e liderança, para além de uma cultura empresarial que assenta na honestidade e clareza na comunicação. Se a sua liderança, ou a sua empresa não se identificam com estas práticas, está na altura de começar a mudar, ou correrá sérios riscos de perder os melhores profissionais da sua empresa e com eles o sucesso da sua empresa.

 

 
Temos um presente para si!
A autoconfiança é imprescindível para se tornar o líder da sua vida. Receba gratuitamente 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-Confiante. 
Clique aqui

​A sua opinião é muito importante. Partilhe e diga-nos o que achou do artigo.