Páscoa – Excelente momento para a Renovação!

Imagem

Páscoa vem do hebraico “Pessach” e significa “passagem”. Era celebrada pelos antigos judeus e ainda hoje é festejada pelos israelitas comemorando o êxodo do povo hebreu do Egipto, durante o reinado de Ramsés II, da escravidão para a liberdade – um ritual de passagem. Era esta comemoração que Jesus celebrava, com os seus discípulos, na noite de Quinta-feira Santa, antes da crucificação. O Cristianismo viria a dar depois, um novo sentido a esta festa: a “passagem” seria a de Jesus, da morte para a vida, na Ressurreição.
Esta ideia da renovação da vida, já existia antes da era cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se da celebração da “Pessach”(páscoa judaica) outro dos festejos  pagãos. Os povos da Antiguidade, comemoravam o Equinócio da Primavera (hemisfério norte) mais ou menos a 20 de Março, marcado pela transição da metade escura para a metade clara do ano – o início da Primavera, que traz consigo, a nova vida. O Equinócio festeja a ressureição da luz com o deus solar, aquecendo a terra, a germinação das sementes após a hibernação, o desabrochar da vegetação e a renovação da vida.

Independentemente de qualquer crença religiosa, há de facto neste período da Páscoa, desde há milhares de anos, uma energia diferenciada que nos remete para o ciclo da vida:
Nascimento, crescimento, morte e novamente nascimento, crescimento, morte e novamente….e novamente o ciclo repete-se e repete-se…sempre. Há coisas que precisam morrer para que outras nasçam. A vida é sobre Renovação. A Páscoa é isso, serve para refletirmos sobre o que precisamos deixar morrer para que haja renovação, para que haja vida!
Reflicta e responda:

O que é que precisa morrer na sua vida?


Renove-se! Aprenda a ser mais Autoconfiante: “5 Técnicas infalíveis para se tornar  mais Auto-confiante” Clique aqui. É gratuito!

Quer comentar? Faça-o aqui