O Poder da Gratidão

Imagem

 

 

 

A semana que passou foi celebrado o Dia de Ação de Graças em alguns países, sendo mais popular nos Estados Unidos. Neste dia agradece-se todas as bênçãos recebidas e eu acho particularmente bonito existir uma data em que se comemora um sentimento tão nobre como a Gratidão.Talvez por isso, me tenha inspirado a escrever este artigo sobre a Gratidão e o seu poder incrível. Segundo a Wkipédia, o significado de Gratidão “é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Num sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona”. Mas a explicação é mais séria e profunda se nos basearmos nas pesquisas neurociêntíficas que têm sido efetuadas a respeito do sentimento de Gratidão. É extraordinário os efeitos transformadores que se passam no nosso cérebro, quando nos sentimos gratos por algo. Vejamos:

 

  • É ativado o sistema de recompensa do cérebro através da libertação de uma substância a DOPAMINA, responsável pela sensação de prazer.
  • Por outra via neural, a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e libertar a OCITOCINA na corrente sanguínea, o que provoca a redução de ansiedade, do medo, da angústia e da raiva, estimulando a tranquilidade e o afecto. As pesquisas mostram ainda que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais optimistas, satisfeitas com a vida e têm uma maior vitalidade.

O seu cérebro só consegue desenvolver um tipo de sentimento de cada vez, por isso é impossível sentir-se feliz e infeliz ao mesmo tempo. Isto dá-lhe a possibilidade de escolher qual o sentimento que quer sentir. Você tem sempre o poder da escolha – entre sentir-se feliz ou sentir-se infeliz, qual é o sentimento que escolhe? Ocupe o seu cérebro com a Gratidão e tenha como resultado a tranquilidade, o equilíbrio necessário para superar os obstáculos que a vida naturalmente lhe impõe, olhando para tudo à sua volta  com positividade e leveza, alcançando assim o que quer com mais facilidade e menos stress. As pessoas gratas, conseguem com facilidade ver o lado bom de todos os acontecimentos, pois existe sempre algo a aprender em qualquer acontecimento, sejam eles bom ou menos bons – perante um acontecimento menos bom, faça a si mesmo a seguinte pergunta: qual a aprendizagem que eu posso tirar daqui? Há sempre uma aprendizagem, cabe-lhe a si descobrir qual.

O sentimento da Gratidão tem um poder exponencial, pois quanto mais se agradece, mais motivos irão surgir na sua vida pelos quais se sente grato.

Há uns meses atrás estava a trabalhar a autoconfiança com uma cliente, e um dos exercícios que propus foi listar coisas na sua vida pelas quais se sentia grata. A resposta imediata da cliente foi, que não tinha nada na vida pela qual se sentisse grata. Insisti: Nada? Qual a pequenina coisa tem hoje na sua vida pela qual pode agradecer? Após algum tempo de reflexão, começaram a surgir imensas coisas e a lista terminou nessa sessão com 47 itens. Esta minha cliente trabalhava como supervisora numa loja e odiava o seu emprego, depois de algumas sessões a trabalhar a Gratidão, a fazer os exercícios diários, ela começou a acreditar em si mesma a apostar nos seus sonhos e alinhar as suas ações com os seus objetivos. Em vez de reclamar diariamente passou a agradecer pelo facto daquele emprego lhe dar a possibilidade de ter uma casa e poder pagar as suas contas, passou a agradecer o facto de estar a trabalhar enquanto algumas pessoas estão desempregadas. A sua energia mudou e começou a agir em busca de um novo desafio profissional. Actualmente é empreendedora, trabalha num negócio próprio na área da restauração.
Todos os dias eu faço a minha lista da Gratidão, normalmente à noite antes de adormecer eu agradeço pelo trabalho que tenho, pela minha família, pelas pessoas fantásticas que tenho a oportunidade de conhecer, pelos meus amigos, pela minha casa, pelo dinheiro que ganho, pelos meus clientes e a lista tem vindo a aumentar, pois quanto mais agradeço, mais motivos tenho para agradecer.
Tenho um desafio para si! Durante 21 dias faça o seu diário da Gratidão; liste 10 coisas pelas quais se sente grato na sua vida. Se no início não conseguir 10 (garanto-lhe que tem muito mais) comece com 5. Vai ficar surpreendido com as transformações que irão ocorrer! Depois conte-me tudo, vou adorar saber as suas transformações. Deixe os seus comentários em baixo, ou na minha página do facebook: https://www.facebook.com/coachingsandrafelix/

 
 
 

Tenho um presente para si! 
A autoconfiança é imprescindível para se tornar o líder da sua vida. Se ainda não tem as 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-confiante .