Liderança Tóxica

 Imagem

o meu percurso profissional, tive o privilégio de trabalhar com fantásticos líderes com os quais aprendi muito e estou profundamente grata. Nesse meu percurso, também me cruzei com algumas pessoas tóxicas, algumas delas com cargos de chefia, transportando essa toxicidade para a sua liderança, causando estragos em seu redor.
O que é uma “Liderança Tóxica”?:
Liderança tóxica é aquela liderança levada a cabo por um chefe que está demasiado preocupado com os resultados, descurando o respeito pelas pessoas. Manifestando essa “falta de respeito” no tom de voz, nas palavras agressivas, na postura invasiva e na falta de capacidade de desenvolvimento da sua equipa.
São incapazes de delegar responsabilidades pois não confiam em ninguém e são altamente corrosivos para quem é obrigado a trabalhar diretamente com eles. Muitos, até são extremamente qualificado para o cargo de chefia, mas não têm a percepção dos danos que podem causar nas pessoas da sua equipa, como a perda de auto-estima, desmotivação, desinteresse, falta de iniciativa, e consequentemente a fraca produtividade, o que por sua vez, causa um impacto negativo na organização. Indiretamente estes danos, poderão atingir as famílias dos lesados, a comunidade e até mesmo a sociedade em geral.
Um líder tóxico sente-se profundamente descontente, é por vezes mal-intencionado, adora humilhar os seus colaboradores, com vista a sobrevalorizar-se a si mesmo. São controladores, têm comportamentos destrutivos e características disfuncionais. São capazes de alimentar as necessidades e sonhos de pessoas para engrandecer o seu próprio poder, jogando com essas mesmas necessidades e medo das pessoas que estão sob o seu controle. Castram a autonomia e capacidade dos seus seguidores de modo a exercerem absoluto controle sobre eles. O Líder tóxico não suporta a crítica construtiva, pois gosta de ter sucesso destruindo os outros. Normalmente a sua comunicação não é clara, suscitando dúvidas e confusões nos colaboradores, o que serve de pretexto para cobranças e humilhações.
Preferem os colaboradores “bajuladores” em detrimento dos que possuem um alto desempenho. 
Segundo Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional “os líderes com inteligência emocional inspiram motivam e envolvem produtivamente a sua equipa: eles criam ressonância. Os líderes tóxicos, por sua vez geram dissonância, veneno e empobrecem o ambiente de trabalho”.

Em suma, a liderança tóxica ocorre quando os líderes criam um ambiente hostil, não permitindo o livre fluxo de ideias, promovem-se em detrimento dos seus colaboradores, são altamente críticos do seu pessoal, diminuindo a confiança dos seus funcionários e abusam do seu poder. É comum nas pessoas que praticam a liderança tóxica, verificarmos arrogância e autoritarismo. São pessoas temperamentais, recorrendo à elevação do tom de voz de modo a causar intimidação. Muitas vezes acusam falta de confiança neles próprios, projetando essa falta de confiança para com as pessoas com quem trabalham, menosprezando o trabalho dos elementos da sua equipa enaltecendo-se a si próprio e aos seus “feitos”.
Quando há falta de envolvência, falta de sentido de pertença, falta de motivação, falta de reconhecimento por parte do líder para com a sua equipa, na minha opinião, não existe liderança. Como dizia Benjamim Franklin: “Fale e eu esquecerei, ensine-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei”.
Um líder não nasce líder, aprende a sê-lo. Existem imensos recursos hoje em dia para se formarem excelentes líderes: cursos, literatura, coaching. Só com excelentes líderes, conseguimos excelentes equipas e alta performance! Torne-se um!


    ​A sua opinião é muito importante. Partilhe e diga-nos a sua opinião sobre o artigo.

Quer ter aquela confiança que sempre desejou? Receba gratuitamente 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-Confiante! Basta Clicar aqui

Quer comentar? Faça-o aqui