COACHING, QUE RETORNO NO INVESTIMENTO? O QUE SE GANHA EM FAZER COACHING?

 Imagem

Uma nova vida! É assim que muitas pessoas que passaram pelo processo de coaching descrevem  o resultado final. O processo consiste num caminho de autoconhecimento e descoberta, durante o qual algumas capacidades antes “adormecidas” ou bloqueadas são desenvolvidas, ampliando o universo de possibilidades e de novas conquistas na sua vida presente e futura.
Nas empresas, o coaching simplesmente revoluciona a estrutura organizacional. Os líderes aprendem relacionarem-se  melhor com os seus colaboradores, enquanto estes são estimulados a terem níveis de produtividade elevados. Os relatos comprovam mudanças significativas quanto ao aumento da  autoestima, confiança, impacto positivo nos  relacionamentos, maior capacidade de comunicação, maior habilidade interpessoal etc.,  benefícios estes que podem ser traduzidos numa maior rapidez nas mudanças  comportamentais bem como num aumento de capacidade para lidar com as mais variadas situações. 

Neste sentido, o Relatório Final do Estudo de Cliente Global de  Coaching da International Coach Federation (ICF  – Federação Internacional de Coach),  apontou que os clientes individuais relataram um retorno médio de 3,44 sobre o  investimento, já as empresas que usam ou usaram coaching profissional obtiveram um  retorno médio sete vezes maior.

Outro estudo veiculado no Public Personal Management Journal, concluiu que executivos que participaram em processos de coaching aumentaram sua produtividade  em 88%.

Recentemente a Revista Fortune 500 publicou também um estudo de cálculo do  ROI (return on investment) num processo de coaching que envolvia 100 executivos. O resultado produziu um  ROI de 529%, ou seja, um retorno cinco vezes maior sobre o valor investido em  coaching.

COMO PODERÁ AUMENTAR O SEU DESEMPENHO PESSOAL COM O COACHING?

É possível descobrir capacidades já esquecidas ou bloqueadas, a  partir de um autoconhecimento. É também a partir dele que o indivíduo se torna capaz de ter pensamentos possibilitadores em detrimento dos limitadores, como por exemplo, “nunca vou conseguir”, “isto é demais para mim” que o impedem de prosseguir em busca do seu objetivo. Com o acompanhamento do coach, a pessoa descobrirá o seu caminho e tomará consciência de que realmente é capaz de conseguir grandes ações e passará a viver com outra intensidade, numa outra perspetiva, traçando novos objetivos e mais importante, sabendo que é possível alcançá-los.

O QUE É QUE A OPRAH WINFREY, TIGER WOODS, BILL CLINTON, ANDRÉ AGASSI, SERENA WILLIAMS TÊM EM COMUM?

Todos fizeram coaching.
É sempre possível melhorar mais e mais! Os coaches já descobriram que mesmo pessoas que já fazem o que gostam e que são ou estão no caminho de se tornar financeiramente independentes, esperam mais das suas vidas. Elas geralmente querem ter um recurso disponível para ajudá-las em áreas que ainda não estão plenamente satisfeitas.Essas áreas podem ser por exemplo o relacionamento, a saúde, a família ou qualquer outra área de vida que possa ser melhorada.

COMO É QUE O COACHING PODE AUMENTAR O RESULTADO DE UM LÍDER?

O coaching parte do princípio de que é sempre possível melhorar e atingir novos objetivos. Mesmo um líder bem-sucedido pode, algumas vezes, não encontrar o caminho certo a ser seguido diante de dificuldades enfrentadas pela sua empresa. É aí que entra o trabalho do coach – além de dar uma visão externa dos problemas, ele aplicará todo o conhecimento adquirido ao longo de horas de treino e de prática para identificar os pontos a serem desenvolvidos.

O líder passará a ter uma nova visão dos negócios e da relação com os seus colaboradores, o que proporcionará uma mudança significativa na sua atuação, bem como enormes ganhos de produtividade gerados por toda a sua equipa.