A Criatividade

 Imagem

 









Em momentos de crise, só a  imaginação é mais importante que o conhecimento.”
 Albert Einstein

A palavra criatividade tem origem no latim creare e significa gerar, formar, produzir, fazer  aparecer, inventar. Será que para ser criativo é necessário conhecimento? Que quantidade de conhecimento necessitamos para criar?
E para inovar? 
Todos nós, seres humanos, possuímos os recursos dos quais necessitamos, incluindo os da  criatividade. A criatividade é um talento natural em todos nós.
George Land, no  seu livro  “Ponto de Ruptura  e  Transformação” confirma isso mesmo, através de uma pesquisa por si efetuada, nos Estados Unidos. O  que acontece é que ao longo da vida, devido a crenças,experiências de vida,  educação, formação, etc, vamos perdendo a nossa capacidade de criar, de inovar,de imaginar e às vezes até de sonhar.

Em criança somos mais criativos,não por  possuirmos “um dom”, mas porque as  crenças nessa fase, sobre nós próprios (auto-julgamento) ou sobre os que os  outros poderão julgar em relação a  nós, são praticamente inexistentes. Deste modo estamos muito mais  livres para criar, para soltar  a imaginação, o que  contribui para um elevado exponencial de criatividade.
Chegando à fase adulta e dependendo do  contexto socio-económico, e cultural, podemos ser altamente influenciados por crenças limitadoras.Mas a boa notícia é que a criatividade é uma  habilidade que pode ser desenvolvida e treinada. 
Como  é que isso se  faz?
A criatividade pode ser estimulada pela necessidade de criar algo diferente ou pela vontade de desenvolver um novo conceito para algo que já existe. A habilidade de ser criativo impulsiona-nos a crescer e inovar. O Coaching é um excelente processo que poderá ajudar a redescobrir o seu lado criativo.Deixo aqui algumas dicas para estimular a  criatividade:


 Imagem














Para aumentar a criatividade precisa de estímulos.
Deve procurar lugares estimulantes, inspiradores que levem à reflexão, trata-se de uma forma comprovada de aumentar a sua criatividade. Em  lugares diferentes, a  sua mente irá absorver sinais,cheiros, imagens e outras  particularidades  do ambiente fora do seu contexto habitual.

Descubra o que está a sabotar a sua criatividade.
Trace um plano de ação. Faça uma lista de ideias (óbvias, criativas e  inovadoras) encontre novas  soluções para os desafios do dia a dia de forma  diferente. Procure divertir-se mais, rir mais, ler artigos inspiradores e focar-se mais nas soluções e menos nos problemas.

Veja  sob outras perspectivas
Uma atividade simples mas que pode trazer  resultados extraordinários, é olhar os  acontecimentos de um  outro ângulo e descobrir o  que deve ser melhorado.

Não  tenha medo  de  errar
Todos somos indivíduos criativos e devemos arriscar. 
Use as ferramentas do  coaching e toda a sua criatividade para  ir mais além  em  busca dos seus  objetivos, sem recear o desconhecido ou o
fracasso. O medo bloqueia  as  ideias criativas.

Saia da  caixa
Para ser criativo é necessário trilhar um caminho  
diferente daquele que a maioria trilha. A  criatividade exige que você vá para além do que as  pessoas pensam e vêem. Abandonando as ideias batidas e  os clichês.Tem de  pensar em algo  novo –  surpeender-se e  surpreender.

Uma pessoa criativa alarga os seus horizontes, correndo atrás de  novos desafios, enfrentando o
medo ou como diz Tony Robbins  “dançando com o  medo”, amplia a sua visão e  adota uma nova atitude perante os  acontecimentos.

Tenha  Boas Ideias, mas acima de tudo torne-as reais –  Aja!



Quer ter aquela confiança que sempre desejou? Receba gratuitamente 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-Confiante! Basta Clicar aqui

Quer comentar? Faça-o aqui