2015 já está aí! Como vai alcançar os resultados que quer?

Imagem

Estamos  praticamente a meio do primeiro mês do ano. Como estão os desejos que formulou ao comer as 12 passas? 
Esta é a altura certa para fazer o seu plano de ação com vista a alcançar os Resultados que quer  em qualquer área da sua vida. Mas para isso há 4 passos essenciais a serem cumpridos.

1ºPasso: Criar o Compromisso. É fundamental assumirmos primeiro connosco o compromisso de que vamos realizar aquilo que queremos:
Quanto eu estou comprometido com o meu sonho? Quanto estou disposto(a) a dar de mim mesmo(a) para realizar o meu sonho? O meu objetivo? 
Quando encontrarmos as respostas a estas perguntas, respostas sinceras, desprovidas de qualquer autojulgamento e/ou críticas, teremos então dado um grande  passo em direção à realização do que desejamos. É aqui que entra o COMPROMISSO. Comprometermo-nos com algo, é fazer um contrato pessoal em como este sonho é realmente importante, e que iremos usar todas as nossas forças, meios e competências para realizá-lo. 

2ºPasso:Definir o Objetivo. O que é que queremos atingir? Devemos  especificá-lo o mais possível de uma forma positiva (ex. quero emagrecer 15 quilos até 31 de Dezembro deste ano) saber medi-lo e colocar-lhe datas para a sua concretização e acreditar na sua realização. Resumindo o objetivo deverá ter:

  • Detalhe positivo;
  • Capacidade de ser medido (saber se atingiu ou não);
  • Data;
  • Credibilidade (tem de acreditar verdadeiramente que consegue atingir).

Continuando na perda de peso,um objetivo que contenha estas 4 condições poderá ser:
“quero emagrecer 15 quilos até 31 de Julho de 2015”!

Em alguns workshops que já realizei, tive a oportunidade de falar acerca de Objetivos e Sonhos, bem como a diferença entre cada um deles.

O que distingue um Sonho de um Objetivo?

Sonhar é fantástico! Os sonhos inspiram, dão-nos motivação para alcançar os nossos resultados. Mas para os concretizar necessitamos de objetivos.

Os sonhos inspiram, os objetivos mudam a nossa vida!

Os sonhos estão ao nível do pensamento, os objetivos precisam de ação.
Os sonhos podem viver para sempre (há pessoas que sonham toda a vida), não têm um “dead-line”. Os objetivos precisam de um limite de tempo para acontecer.

É de extrema importância, que ao definir o objetivo, este seja seu, centrado em si. Por vezes, o insucesso de um objetivo prende-se com o facto de não ser o seu.

3ºPasso: FOCO. É de extrema importância não perder de vista o que queremos atingir. Nos dias de hoje é muito fácil dispersarmos a nossa atenção, pois somos bombardeados diariamente com excesso de informação. E a forma de mantermos a nossa atenção no resultado que queremos alcançar, é adotar aquilo que eu chamo de “Economia de Energia”, ou seja canalizar a energia para aquilo que realmente interessa na prossecução do objetivo, não desperdiçar energia nem tempo com ações, ou pensamentos que nos vão desviar da meta traçada e não vão contribuir em nada para o nosso crescimento pessoal. No meu percurso pessoal com vista a atingir o meu objetivo, eu considerei 4 fatores fundamentais:

1.Definir Metas e submetas.

2.Desenvolver capacidade de visualização.

3.Ter uma boa comunicação interna.

4.Controle emocional,

1. Definir Metas e Submetas. A tendência é sentirmos stress ou ansiedade face ao objetivo que definimos e o medo de não conseguir, por ser demasiado grande ou por não ter tempo, ou por acharmos que não somos capazes, etc. É aí que é importante o foco na Meta e dividi-la em metas pequeninas de modo a tornar o processo mais simples e manter a motivação, mas nunca perdendo de vista a meta final. O truque é pensar do Futuro para o Presente, ou seja descobrir quais são as primeiras próximas submetas necessárias hoje , que vão direcionar para o Resultado final, concentrando a nossa atenção na execução da próxima submeta.

2.Desenvolver capacidade de visualização. Crie imagens visuais de si a realizar o seu objetivo, a estar lá presente no resultado alcançado. Dê-lhe cor, brilho, intensidade, o máximo de pormenor possível. Onde está? Com quem está? Como se está a sentir? O que está a fazer? O que tem consigo? O que veste? Dê-lhe o máximo de detalhe para que o Inconsciente possa incorporar.

3. Ter uma boa Comunicação interna. Como é o seu diálogo interno? Houve mais a voz negativa ou a voz positiva? O truque que eu utilizo é pensar em sucessos anteriores que já obtive na minha vida, lembrar-me do que senti naquele momento, o que disse, o que fiz. Colocar-me naquele estado emocional em que vivi o sucesso. Já ouviu com certeza dizer que as “palavras são poderosas”? É verdade, por isso a comunicação consigo deve ser convincente, confiante, tranquila e com determinação, mas sem ser ilusória.
Utilize palavras no presente do indicativo( Eu faço, eu sou, eu consigo) evite os verbos no condicional (eu deveria, eu seria, eu conseguiria…). Palavras como “tentar” ou “se” que remetem para a incerteza são de evitar na sua comunicação interna. Quando surgem, substitua-as de imediato.

4.Controle Emocional. O cérebro é um músculo, como tal necessita de treino. Quando a mente é assolada por pensamentos que nos deprimem e nos desvirtua no nosso foco, substitui-se esse pensamento por outro que nos motive, que nos leve ao Resultado que queremos. Claro que não é fácil no início, mas treina-se. e aqui o seu coach pode ser uma poderosa ajuda.

 4ºPasso: Traçar um plano de Ação, devidamente calendarizado, contendo as tarefas a serem realizadas, data de execução e hora, mais uma vez, quanto mais específico melhor. Nesta fase é crucial ter como base as etapas anteriores devidamente incorporadas, especialmente o compromisso. Assuma o compromisso de que vai realizar o plano de ação que estabeleceu com o seu coach, com o seu peer-group (grupo de amigos que o apoiam, inspiram e desafiam). Garanta que nada, nem ninguém o impedirá de entrar em Ação. É a aqui que entra na zona de desafio, é aqui que cresce, que se desenvolve, que se capacita. E muito importante, é a fase que precede o Resultado!

5ºPasso: E chegámos à tão ansiada fase – o Resultado. Quando atingimos os nossos resultados, o que fazer?

Viva o momento! Aprecie-o! interiorize-o! Celebre-o! Celebrar é importantíssimo. Celebrar as nossas vitórias faz-nos sentir bem, causa-nos sensações de autoconfiança, de realização, dá-nos motivação e a confiança para continuar a alcançar resultados.

Dê um presente a si mesmo, mime-se, goste de si! Olhe-se ao espelho e ame a pessoa que lá está! Você merece ter a recompensa pelo seu trabalho de extraordinária dedicação, 
foco, cumprimento do plano de ação, forte empenho. Partilhe as suas vitórias com as outras pessoas, espalhe a boa disposição e alegria pelo seu feito. Agradeça a todas as pessoas que fizeram parte do processo, seja grato.


    A sua opinião é muito importante.Diga o que achou deste artigo e coloque as suas dúvidas, elas serão respondidas.

    Saiba também como ser mais Auto-confiante! clique AQUI e receba Grátis 5 Técnicas Infalíveis para ter aquela Confiança que sempre desejou! 

Quer comentar? Faça-o aqui