É Possível aumentar o índice de Felicidade nas Empresas?

 Imagem

Sim, é possível, e uma das consequências é sem dúvida o aumento de produtividade nas empresas. Como se faz? Basta tocar em alguns pontos.

Comunicação
A minha experiência diz-me, que é neste ponto que uma grande maioria das empresas necessita de melhorar, pois é um factor fundamental e que torna as pessoas além de mais felizes, mais produtivas.
A Comunicação não deve ser excessiva, nem escassa, acima de tudo deve ser OBJETIVA.
As grandes decisões tomadas ao nível da Administração podem e devem ser comunicadas a todos os funcionários. Existe um conjunto de comunicações absolutamente obrigatórias, tais como alterações de códigos de conduta, novas regras de trabalho, reestruturações nos vários departamentos, alterações de funções, objectivos do ano, missão e visão, entre tantas outras.
Mas existem outras comunicações, aparentemente menos importantes, que contribuem para o bem-estar dos colaboradores: comunicação de nascimentos de filhos de funcionários, de passagens para novos cargos, de aquisição de novos clientes. E não ficamos por aqui! A divulgação de indicadores de medição que realçam o esforço de todos, tais como diminuição do número de acidentes de trabalho, diminuição de reclamações de clientes, aumento de vendas em clientes antigos, tempo de resolução de problemas na produção a baixar, entre outros.
Deve ser impulsionado vários mecanismos de comunicação que façam com que a comunicação deva funcionar em todas as direcções e sentidos: de cima para baixo, de baixo para cima e entre as equipas.

 Partilha
Verifica-se que quando as reuniões de equipa englobam colaboradores de outros departamentos, cria-se uma maior envolvência de todos tendo em vista um objectivo comum.
Partilhar o que acontece na Organização, a par de uma boa Comunicação, ajuda a uma maior e melhor integração bem como a um extraordinário sentimento de envolvência e de pertença.

Sentimento de Pertença
Quem não gosta de ser ouvido? De se sentir considerado dentro da organização? De se sentir pessoa e não apenas um número? Todos nós já ouvimos em alguma ocasião alguém falar da empresa onde trabalha com orgulho, com aquele brilho nos olhos, com aquele entusiasmo ao descrever as suas funções, os valores e a missão da empresa onde trabalha. O Líder deve fazer com que os membros da sua equipa se sintam valorizados, envolvidos nos objetivos da empresa e dar-lhes a oportunidade de serem escutados. Fazer com que se sintam parte integrante da organização.

 Propósito
Cada vez mais empresas se envolvem em projetos de Ação Social e ainda bem! Muitas delas envolvem diretamente os seus colaboradores no terreno, outras contribuem com doações, há imensos exemplos de partilha, de interajuda, de envolvência. A gratidão que se sente pelo fato de se poder ajudar os outros a ter um pouco mais de felicidade ajuda-nos também a valorizar mais o que temos e a deixar de nos queixarmos por não possuirmos determinadas coisas.

Há pequenos esforços que fazem a diferença. Aliando esse esforço ao Coaching nas Empresas os Resultados são fenomenais! Aumente o índice de felicidade nos seus colaboradores e a sua produtividade!