Coaching Sandra Félix
  • SOBRE
  • Serviços
    • Coaching Liderança e Alta Performance
    • Mentoria de Produtividade
  • WorkShops/Eventos
    • Programas/Cursos
  • Testemunhos
  • Blog
  • Contatos
  • Quem Quer Tempo?
  • Liderança de Alta Performance
  • Produtividade de Alta Performance

Parecer bem...

7/7/2020

0 Comentários

 
Temos assistido, a diversas notícias, ultimamente sobre acontecimentos trágicos relacionados com doenças mentais, nomeadamente a depressão.
Por falta de informação, ou por crença, a doença mental ainda continua, em certa medida a ser encarada como um “tabú”. O coração, o rim, o pulmão podem adoecer, mas o cérebro não. A sociedade impõe que temos de parecer bem. As redes sociais incitam a ter vidas fantásticas, corpos fantásticos, casas fantásticas, carros fantásticos, famílias fantásticas, etc. Este vício pelo “parecer” em vez de o “ser”, obriga muitas vezes a silenciar sintomas que tendem a agravar-se caso não sejam tratados. A depressão, entendida por alguns especialistas como a doença do século, abrange uma grande parte da população. Muitas vezes por vergonha, ou por não querer ser rotulado de “fraco(a)” as pessoas não procuram ajuda. É possível sim, sair da depressão! Não podemos, nem devemos desvalorizar a saúde mental, pois se não é devidamente acompanhada pode conduzir a desfechos trágicos. A vida é composta por dualidade, pela luz e pela sombra e estes dois lados são necessários, no entanto quando começa a existir desiquilíbrio numa das partes, é necessário pedir ajuda.
No programa Café com…eu e o Daniel Sá Nogueira, estivemos a falar sobre depressão e a experiência de cada um acerca da doença. 
View my profile on LinkedIn

 Conheça as "5 Técnicas infalíveis para ser mais autoconfiante", clique AQUI. É gratuito!

0 Comentários

Como funciona o cérebro de uma pessoa mentirosa?

24/6/2020

0 Comentários

 
Imagem
Atualmente no contexto da realidade mundial em que vivemos de pandemia, é urgente a verdade, a honestidade. No entanto temos assistido a verdades enviesadas, manipulações que partindo de acontecimentos reais, usam-nos como forma de protesto e justificativas para extrapolar para outras áreas que têm como único objetivo a agressividade, a violência, "a destruição pura e dura"que em nada acrescenta à nossa evolução como raça humana, e nada tem a ver com a verdade, como querem fazer parecer. Esta semana, resolvi fazer uma pesquisa acerca da “mentira” e porque mentem as pessoas.
Quando alguém mente de forma repetida, deixa de ter uma resposta emocional às suas próprias falsidades. Assim, e perante uma ausência total de sentimentos, esse hábito torna-se mais fácil convertendo-se num recurso habitual. É por isso que os neurologistas chegaram à conclusão de que o cérebro de uma pessoa mentirosa funciona de maneira diferente: são mentes treinadas para esse propósito.
O cérebro da pessoa mentirosa, adapta-se à desonestidade. A mentira faz o cérebro funcionar de maneira diferente.Aquele que mente precisa de duas coisas: memória e frieza emocional. O livro “Por qué mentimos…en especial a nosotros mismos: La ciência del engano puesta al descubierto” da autoria do Dr. Ariely, fala--nos disso.
Numa experiência liderada pelo próprio Dr. Ariely, concluiu-se que  a estrutura cerebral dos mentirosos patológicos tem 14% menos substância cinzenta. No entanto, eles tinham entre 22 e 26% mais substância branca no córtex pré-frontal. O que é que isto quer dizer? Basicamente, o cérebro de uma pessoa mentirosa estabelece muito mais conexões entre as suas memórias e as suas ideias. Essa  quantidade de conexões permite-lhe dar consistência às suas mentiras e um acesso mais rápido a essas associações.
Todos estes dados dão-nos uma pista sobre como a desonestidade é desenvolvida a partir de dentro, dos processos cognitivos que gradualmente adquirem uma maior relevância à medida que os praticamos, assim como o nosso cérebro também deixa de adicionar o componente emocional a estes atos.
Nesta experiência, o Dr. Airely identifica algo assustador, que é o facto da amígdala* deixar de reagir a certos acontecimentos, o que revela que estamos a perder aquilo que, de alguma forma, nos torna humanos. Quem não vê mais além do que as suas próprias ações tem consequências sobre os outros, perde sua nobreza, a bondade natural que supostamente deveria definir a raça humana. É por isso urgente a humanização nas famílias, no círculo de amigos,nas escolas,nas empresas, no Mundo. Gostava de saber a sua opinião, o que é que nos torna humanos?


*Esta amígdala, "não é a que fica localizada na garganta, trata-se duma estrutura em forma de amêndoa, própria de todos os vertebrados e localiza-se na profundidade dos lóbulos temporais do cérebro, faz parte do sistema límbico e processa tudo o que está relacionado a nossas reações emocionais (medo, raiva, entusiasmo, etc)..

Se gostou deste artigo partilhe!

View my profile on LinkedIn

A autoconfiança é a base para sermos bem sucedidos em qualquer projecto que queiramos implementar, para uma boa liderança, relacionamentos saudáveis connosco próprios e com os outros,  enfim é o ingrediente fundamental para sermos a nossa melhor versão! Conheça as "5 Técnicas infalíveis para ser mais autoconfiante", clique AQUI. É gratuito!

View my profile on LinkedIn

Já viu a última entrevista do Café com... Não perca!  Subscreva o canal para ficar a par das ultimas novidades e Partilhe, pode estar ajudar e inspirar alguém!

Subscreva o canal e Partilhe!

View my profile on LinkedIn
0 Comentários

Páscoa com Máscara

12/4/2020

0 Comentários

 
Imagem
O nome “Páscoa” tem origem na palavra "Pessach" , de origem hebraica e que significa “passagem”. Antes de Cristo, e da sua Ressureição, “Pessach” marcava o final do Inverno e a chegada da Primavera. Também é utilizado, nesta altura o termo “Quaresma” que representa o período de 40 dias que antecedem umas das principais celebrações do Cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no Domingo.
É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa.
Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente, recolhem-se em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto, suas reflexões, sofrimento suportado na cruz, e a sua passagem.

Coincidência ou não, hoje, 2020 anos depois, vive-se um período de quarentena, generalizada, em todo o Mundo. Momento de sofrimento e medo para muitos, período de reflexão para outros, para outros ainda um momento de viragem.
Nunca o significado de Família, esteve tão presente em todos nós, como agora, independentemente da religião, credo ou fé. Nunca desejámos tanto a presença, o toque, o olhar nos olhos, o abraço, o beijo. As novas tecnologias, ajudam e muito a tornar este confinamento menos penoso, mas não substitui a presença física.

A Páscoa, significa também o renascer, a vida, o nascimento. Por isso os símbolos como o ovo (significa a vida) e o Coelho (a fertilidade).
​

A minha mensagem de Paz, para si é que aproveite esta Páscoa para refletir, amar, valorizar a vida e tudo aquilo que realmente importa, renascer para a verdadeira essência do Ser humano, que é amar e ser amado, ajudar e ser ajudado. Usando máscara de proteção, porque a Vida é sem dúvida o mais importante, mas deixando cair a máscara do egoísmo, da hipocrisia e da falsidade. Boa Páscoa!
View my profile on LinkedIn

Em situações de crise a Confiança é o ingrediente essencial para a superação.Saiba como fortalecer a sua Auto-confiança! É Gratuito. Clique aqui. ​

    Se gostou deste artigo, partilhe. Pode estar a ajudar a motivar e inspirar alguém.
    Trabalhamos todos os dia por si e para si! Dê-nos a sua opinião sobre que temas gostaria de ver tratado neste Blog para que possamos estar mais próximo de si.

Enviar
View my profile on LinkedIn
0 Comentários

Parar...

27/3/2020

0 Comentários

 
Imagem
​É o momento de activamente parar! Tenho estado já há algum tempo sem escrever. Senti necessidade de refletir, de pensar sobre tudo o que está a acontecer, de integrar…
O Universo tem as suas leis próprias, e quando estas estão em desequilíbrio, ele encarrega-se de as fazer equilibrar, utilizando o seu próprio “modus operandis”.
As alterações climáticas e seus efeitos, o Degelo, Fogos, Cheias, Tsunamis, Furacões são cada vez mais frequentes. Os níveis de poluição a atingir valores preocupantes, a correria louca do dia a dia em direção a lugar nenhum. O acompanhamento do crescimento das crianças é entregue a vídeos jogos, à escola, e outras instituições. O respeito pelas pessoas mais idosas e o seu acompanhamento é negligenciado. O consumismo desmedido. Enfim, o olhar constante para o exterior, descurando o nosso interior, eis que chega um vírus, que nos faz PARAR.
Ironicamente, as pessoas passam a usar máscaras, mas respira-se melhor - os níveis de poluição baixam. 
Deixámos de correr para lugar nenhum, e somos forçados a ficar em casa, a acompanhar as crianças, a estar em família, a proteger os mais idosos. A preparação das refeições é feita em casa, com a família, ou connosco próprios. Sentimos falta daqueles que não estão perto. Antes da chegada do vírus, a proximidade criada nas redes sociais, dá-nos uma sensação ilusória de proximidade. Depois da sua chegada, somos impedidos de beijar, de abraçar, de tocar. Tudo tem de ser à distância. E agora sentimos a falta, do que dávamos por adquirido.
 
O Egoísmo, um hábito fortemente enraizado, chega o vírus e faz-nos pensar que é urgente a reciprocidade, o espírito de comunidade, o sentimento de pertença, de solidariedade para que nos protejamos a nós e ao outro. A partilha de responsabilidades. A valorização do trabalho dos que asseguram a nossa segurança, abastecimento e protecção. A consciencialização de que as ações individuais terão impacto na comunidade e no mundo. Somos todos Um!
Acredito que todos estamos aqui neste planeta para aprender algo, que contribua para a nossa evolução, para o nosso crescimento enquanto Pessoas.
Qual é a aprendizagem disto? 
View my profile on LinkedIn

Em situações de crise a Confiança é o ingrediente essencial para a superação.Saiba como fortalecer a sua Auto-confiança! É Gratuito. Clique aqui. 

Agora, mais do que nunca, torna-se necessário recriarmo-nos, reiventarmo-nos, a nós, e aos nossos negócios. Inspire-se, motive-se comas histórias de casos reais, com pessoas reiais no "Café com.."
Queremos inspirar e ajudar o maior números de pessoas! Ajude-nos a ajudar, Partilhe!

View my profile on LinkedIn
0 Comentários

O Bichinho do Empreendedorismo...

10/2/2020

0 Comentários

 
Imagem
Quando se é empreendedor, manter o foco é um grande desafio. Há, no entanto dois ingredientes fundamentais que ajudam, e muito, a manter o foco. a Paixão pelo que fazemos, e termos consciência da importância do nosso projecto para o Mundo.
No desporto e no meio empresarial, o mais desafiante não é alcançar o topo, mas sim manter-se lá.
Existem algumas dicas, para quem empreende que são fundamentais para que o projecto tenha Sucesso:
1 - Invista em Conhecimento e Autoconhecimento.
Conhecimento é Poder! Leia mais livros, assista a palestras, faça Formações de Desenvolvimento Pessoal, Formações da área do seu Negócio. Estude biografias de autores inspiradores.
A internet é uma ferramenta extraordinária de conhecimento gratuito, o YouTube, por exemplo, oferece-lhe a oportunidade de assistir a milhares de vídeos com palestras de grandes génios do empreendedorismo.
2 - Quem são as pessoas com quem mais convive?
Olhe para os seus amigos. Quem está à sua voltar? Lembra-se daquela frase: “Diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. "Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive". O que é que isso significa? Se está rodeado de perdedores, de pessoas negativas, que só reclamam, que só se focam nos problemas em vez das soluções … Adivinhe o que acontecerá? 
Trata-se de um difícil exercício de autoconhecimento. No entanto deverá pensar em arranjar  novos amigos. Aproxime-se dos vencedores. Precisamos de estar perto das pessoas que nos o impulsionem para cima, que nos ensinem coisas novas, que nos permitam aprender novas competências e nos inspirem a pensar sob uma outra perspectiva.
3 – Mantenha-se Atualizado.
Saiba o que o mundo está a consumir. Quais são as tendências de mercado das start-ups e quais os produtos que estão a ter sucesso nos Estados Unidos e na Europa.  De repente isso pode proporcionar-lhe uma oportunidade de negócio ainda por explorar.
4 – Seja Disruptivo.
Lembre-se, é necessário que o empreendedor seja disruptivo na maneira de pensar e agir. Precisa de estar um passo à frente, melhor atualizado que os concorrentes, mais rápido, com mais conhecimento, mais atento às tecnologias, às ferramentas de marketing e venda, por exemplo, e compreender o que os grandes pensadores estão a criar no mundo. O conhecimento é o combustível do empreendedor. Conhecimento é ouro e aquele que o detém domina o mundo!
5 – Confie nos seus Sonhos.
Esta dica é a mais simples e a mais importante para o empreendedor.
"O sonho comanda a vida" já dizia o poeta. Sem Sonho não há empreendedorismo. Muitos empreendedores desistem dos seus projetos por palavras de desencorajamento e influências negativas externas, provenientes de amigos, familiares e profissionais da área a que estamos sujeitos a todo momento. Por vezes os nossos amigos, a nossa família, desencoraja-nos com a melhor das intenções, com um intuito protector. No entanto há que ter um bom auto-conhecimento, auto-confiança para saber gerir as emoções e avançar para aquilo que nos fará mais felizes e realizados.
View my profile on LinkedIn

A Confiança é o ingrediente essencial para qualquer empreendedor de Sucesso.Conheça as 5 Técnicas infalíveis para desenvolver a Autoconfiança! É Gratuito. Clique aqui. ​

Falando de Empreendedorismo, não perca o Café Com... Sandra Neves
AQUI

0 Comentários

Estar Presente...

23/12/2019

0 Comentários

 
Imagem
Existem pessoas demasiado apegadas ao passado: em conquistas que não ocorreram, relacionamentos mal sucedidos, oportunidades perdidas em sentimentos de saudosismo com situações que ocorreram lá atrás e que não voltam mais…. 
É muito bom ter um passado para se recordar, pois são momentos únicos que fazem parte da nossa história. O que não é saudável é estar demasiado focado no passado ao ponto de nos impedir de viver o presente.
As pessoas com dificuldade em gerir de forma saudável as emoções, tendencialmente ou estão demasiado fixadas no passado e aí pode surgir a depressão, ou ficam demasiado preocupadas com o futuro e poderá ocorrer problemas de ansiedade. Em ambas as situações, o presente não é vivido.
Atualmente, é comum ocuparmos a mente com coisas que ainda vão acontecer ou que já ocorreram, aparentemente nunca estamos bem onde estamos, pois ou queremos reviver o passado ou então, ficamos ansiosos para que o futuro chegue depressa. Tal como a canção do António Variações, quando refere “só estou bem onde não estou”…
Há excesso de preocupação com situações que estão fora de nosso controle, porque já aconteceram, e por outro lado sofremos por antecipação com fatos que podem nem chegar a ocorrer.
Tudo isto, gera desgaste emocional. É como se todos os dias colocasse lixo num contentor e não o despejasse. Vai chegar um momento que não é possível enchê-lo mais…
O presente é a única coisa que temos – O passado já passou, o futuro ainda não chegou! Por isso, o momento atual tem o nome de “presente”, pois é um presente da vida. 
A minha mensagem para este Natal é que Viva o momento presente, esteja presente para as pessoas com quem se relaciona, escute-as, ativamente, dê-lhes atenção, sem pensar no ontem, sem pensar no amanhã, sem telemóvel. Esteja com todos os sentidos para o momento presente: olhe, escute, sinta, abrace, saboreie, usufrua do momento presente.
Neste Natal, mais importante que dar ou receber presentes, esteja presente!
​Feliz Natal!


View my profile on LinkedIn

    Conheça as 5 Técnicas infalíveis para desenvolver a Autoconfiança!  Clique aqui. ​É gratuito! 

Subscrever Newsletter
0 Comentários

Quem Quer Tempo?

27/11/2019

0 Comentários

 
Imagem
No meu trabalho com líderes e empresários, oiço frequentemente a expressão “não tenho tempo”. Esta expressão tornou-se tão banal que as pessoas já acham normal “não ter tempo”. No entanto, o tempo é das coisas mais democráticas que existe, chega até a ser irónico. Ora, vejamos, a toda gente é dado todos os dias 24 horas. Não existem pessoas a quem é somente dado 80 horas, e a outras apenas 5…toda a gente tem todos os dia 24 horas.                                        
Então, porque vivemos com esta sensação de falta de tempo? Chega a ser irónico...
Em primeiro lugar estamos mergulhados numa autêntica “overdose” de informação, em que ´grande desafio é mantermos o foco naquilo que realmente é importante.
Em segundo lugar, existe na maioria das pessoas, a dificuldade em dizer “não”.
A grande questão está em descobrir o que é realmente essencial fazer agora, quer seja para uma pessoa individual, quer para uma equipa, para uma empresa, ou para um país, considerando os impactos a curto, médio e longo prazos.
Faça este exercício de reflexão sobre algumas questões-chave:
Como é que a sua empresa estabelece prioridades perante uma adversidade ou algo inesperado?
Como é que você prioriza o que tem de ser feito no dia a dia?
Se considerar que tudo é importante e urgente, e não consegue fazer escolhas, então não consegue priorizar. Logo, é necessário definir o que é importante e urgente, e o que é urgente, porém não importante, para que realmente seja feito o que precisa ser feito.
Na sua empresa, são feitas avaliações periódicas, com vista a ser verificado se o que está a ser feito está alinhado com os resultados que se pretendem alcançar?
Como é que realiza o seu plano semanal? E o mensal?
Estar ocupado, não significa ser produtivo!
Se investir 10 a 15 minutos para planear a sua semana antes da mesma iniciar, conseguirá visualizar, quais são as tarefas de "ocupação" e quais são as tarefas "produtivas". Há que definir o que precisa mesmo de ser feito, ou seja, o que é urgente e importante (que necessita de ser feito agora), eliminar os “ladrões de tempo”, o que lhe dará espaço para realizar o que é importante, porém ainda não é urgente (ações que impactarão os resultados de médio a longo prazo de uma pessoa e/ou empresa).

Em relação à dificuldade em dizer "não", o que é que sente quando é necessário dizer não a alguém ou para si mesmo?
Aprender a dizer não, de forma imparcial, sem se sentir mal (seja com medo do que possa acontecer, seja com receio de como será julgado, ou por não querer desagradar alguém) é uma competência que requer um processo contínuo de autoconhecimento e autodesenvolvimento para que as prioridades sejam realmente definidas, considerando o crescimento individual, coletivo e a longevidade da empresa.

Fazer a Gestão de Tarefas dentro do tempo disponível exige manter o equilíbrio entre Clareza (sobre o resultado a alcançar) Realização Pessoal e Realização Profissional.
View my profile on LinkedIn

A Confiança é o ingrediente essencial para qualquer projecto quer seja pessoal ou profissional. Conheça as 5 Técnicas infalíveis para desenvolver a Autoconfiança!  Clique aqui. ​É gratuito! 

Imagem
0 Comentários
<<Anterior

    Categorias

    Todos
    Auto-Confiança
    Criatividade
    Épocas Do Ano
    Executive Coaching
    Metodos
    Pensamentos

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.