UM LÍDER TAMBÉM TEM DIFICULDADES…

Qualquer profissional, ao longo do seu percurso em qualquer área de atuação encontra dificuldades, ou como eu prefiro chamar, “desafios”. Quando se trata de líderes, também não é diferente. Um líder tem a grande responsabilidade de saber liderar-se a si próprio, ser auto-confiante, liderar outras pessoas, gerir as várias rotinas diárias da empresa, planear estratégias que o levem a conseguir resultados de acordo com os objetivos da empresa.
Com toda esta responsabilidade, os desafios que enfrenta podem ser os mais variados: Lacunas na comunicação com seus liderados, problemas de relacionamento interpessoal entre os membros da equipa, ferramentas técnicas insuficientes, má gestão de tempo, falta de foco, falta de apoio, excesso de trabalho e a pressão constante pela obtenção de resultados.
Outro desafio importante é a falta de experiência dos jovens líderes, pois apesar de possuírem excelentes competências técnicas para assumir um cargo de liderança, falta-lhes a vivência e o conhecimento prático de modo a poderem liderar os seus colaboradores de forma mais assertiva e produtiva.
Entretanto, por mais complicadas que possam parecer estas situações, um líder só é líder porque consegue desenvolver estratégias diferenciadas que eliminem ou minimizem as lacunas da organização, consegue desenvolver-se a si próprio, a sua equipa e impulsionar os resultados, superando as suas adversidades e mostrando sempre que é capaz de ir mais além.

 

COMPETÊNCIAS QUE O LÍDER PRECISA TER OU DESENVOLVER,  PARA ULTRAPASSAR AS DIFICULDADES

Automotivação – Motivar-se a si mesmo, procurar o entusiasmo no seu interior ter motivações próprias e usá-las para potenciar os resultados da liderança faz uma enorme diferença.Trata-se de elementos fundamentais para seguir em frente e vencer os desafios diários.
Otimismo – Ter uma programação mental positiva, olhar para o lado do copo que está cheio, agir e falar de maneira positiva, acreditar nas suas capacidades e nas competências de transformação dos liderados é uma característica diferenciadora do líder de sucesso.
Foco – Saber o que quer, onde pode e pretende chegar com a sua equipa é muito importante, pois o líder deve ser um exemplo para os seus liderados e, especialmente, no que diz respeito à sua capacidade de clareza, concentração e finalização dos projetos. Não deixe nada por finalizar.
Determinação – Para produzir resultados significativos e desenvolver a equipa continuamente, é essencial que o líder tenha  determinação, vontade de vencer e objetivos bem claros.  A forte determinação ajuda a pessoa a manter o foco nos alvos e a vencer os obstáculos que surgem pelo caminho.
Comunicação Assertiva – Saber comunicar com seus liderados, falar o que deve falar no momento certo, compreender a linguagem não verbal, torna a liderança mais produtiva e efetiva, ter escuta ativa, procurar atender as necessidades da sua equipa e não focar-se apenas em delegar tarefas.
Resiliência – Esta competência comportamental ajuda o líder a trabalhar melhor com as dificuldades do seu dia a dia, a manter-se firme bem como a superar os momentos de crise e os problemas internos e externos. Por isso, desenvolva a sua resiliência, a sua capacidade de superação e inteligência emocional.
 
Para desempenhar uma liderança de Sucesso é essencial ter estas competências. A boa notícia é que caso ainda não as possua ou não se sinta confiante em colocá-las em prática, a ajuda de um coach poderá ser preciosa.
 
Aproveite a oportunidade para conseguir um método poderoso para elevar a sua liderança para um outro patamar de excelência e participe no Sunset “o Poder da Liderança”´a decorrer nos dias 25 e 26 de Agosto, nos horários disponíveis.
Basta clicar AQUI para enviar a sua marcação dizendo: “quero marcar a minha sessão de Coaching de Liderança Gratuita”.
 
Não perca mais tempo, Seja Um Líder de Excelência! 


Imagem

 

 

 

 

 

Conheça e pratique as 5 Técnicas infalíveis para se tornar mais Auto-Confiante. Basta Clicar aqui.

 

Receba todas as novidades e a nossa newsletter!

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer comentar? Faça-o aqui