Inteligência ou Atitude?

Se olharmos para grandes empreendimentos como o Facebook, Google ou Apple, podemos à primeira vista achar que o sucesso dos mesmos está relacionado com a inteligência, no entanto uma recente pesquisa realizada na universidade de Stanford, vem pôr essa ideia em causa. Carol Dweck, uma psicóloga desta universidade e especialista em atitudes de desempenho, identificou duas principais características, fundamentais para o sucesso, e que contrariamente ao que se poderia pensar estão presentes na Atitude do indivíduo e não na inteligência, são elas:
 
1.“mentalidade fixa”
2. “mentalidade de crescimento”
 
Pessoas que têm mentalidade fixa acreditam que não se pode mudar. E isso cria problemas principalmente quando elas são desafiadas a fazer algo que vai “além” das suas capacidades, bloqueando qualquer avanço para a ação.
As pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que podem melhorar com o esforço, superando as pessoas com mentalidade fixa e os seus elevados QIs. As pessoas com mentalidade de crescimento estão abertas a desafios e aproveitam as oportunidades para aprender algo novo. 
Normalmente a inteligência inspira confiança, mas caso surja algum problema fora da zona de conforto, a uma pessoa com mentalidade fixa, isto pode tornar-se numa “tragédia”. O fator decisivo perante os desafios com que nos deparamos na vida pessoal ou profissional, é a forma como lidamos com eles, tem a ver com a atitude a adoptar perante cada situação que nos és apresentada. Ter uma mentalidade de crescimento ajuda, sem dúvida, a superar melhor os desafios.
 
Como fazer para ter uma mentalidade de Crescimento?
 

  • Todos nós erramos. Ter uma atitude de humildade.O erro faz parte da aprendizagem. Para se chegar ao sucesso, é necessário várias tentativas e consequentes aprendizagens, até se chegar ao nosso objetivo. O erro serve para aprimorar as nossas competências, para aprimorá-las com vista à excelência. Seja compreensivo consigo e com os outros perante o erro. O erro não é mais do que um resultado que não nos serve.

 

  • Coloque paixão nas suas ações. Pessoas apaixonadas são implacáveis. Elas não descansam, elas não param até alcançar o que procuram. Tenha paixão pelo seu trabalho, pelo seu negócio, pela sua empresa. Tenha paixão naquilo em se envolve e alcance os seus objetivos.

 

  • Tenha Atitude. Pessoas com mentalidade de crescimento são capazes de superar os seus medos. O medo paralisa as suas ações e a melhor maneira de lidar com o medo é ter uma atitude de confiança. Não existe o momento perfeito para avançar, ou para tomar uma decisão, o momento é agora!
Gostou deste artigo? Partilhe! Com a sua partilha poderá estar a ajudar a alguém. 

​Envie-nos as suas questões, enviando um mail: coach@coachingsandrafelix.com  

Se ainda não tem as  5 Técnicas Infalíveis para ser mais Auto-confiante! Receba Gratuitamente Aqui.